quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O GESTOR DO SÉCULO XXI

O Gestor do século XXI cuida da...

1 Visão e influência sobre o futuro
2 Percepção do estado de continuidade
3 Valorização da liderança proativa
4 Comprometimento abrangente
5 Busca pela perfeição equilibrada
6 Ampliação da rede de relacionamentos
7 Comunicação livre de inferências
8 Valorização do conhecimento 
9 Sensibilidade estimuladora
10 Reformulação de pontos de vista
11 Espírito sinergístico
12 Autoconhecimento
Fonte: http://www.via6.com/topico/16645/reflexao-perfil-do-gestor-do-seculo-xxi







quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA

Ana Luisa Gomes
Hoje, a educação está passando por um grande processo de adaptação às novas tecnologias. Não podemos falar em construção do conhecimento sem falar nos recursos que nos proporciona a internet com as comunidades virtuais, especificamente os blogs, flogs e vlogs. O professor pode e deve abusar dessas tecnologias para tornar seu trabalho mais rico e para que o conhecimento circule entre todos os envolvidos de maneira colaborativa. A construção do conhecimento é comunitária onde todos ensinam e todos aprendem. Para Kenski (2003, p. 114)
Comunidades que conseguem dar vitalidade aos vínculos estabelecidos entre os participantes para que se mantenham “em aprendizagem” – suprindo de alguma forma as necessidades individuais e coletivas das pessoas envolvidas – têm mais do que um foco ou temática aglutinadora. A comunidade virtual ativa desperta o desejo e a necessidade de colaboração entre seus membros da medida em que eles se sentem acolhidos e reconhecidos pelas suas contribuições e participações.
A colaboração é fator marcante nessas comunidades, os grupos de estudo se entrelaçam através de links que facilitam o processo, agrupando temas comuns. Facilitar é a palavra-chave. Levar o aluno a novos mundos do conhecimento é uma tarefa fantástica e compensadora.

TRABALHANDO COM PROJETOS

Ana Luisa Gomes

É evidente a necessidade de mudanças dentro da sala de aula. Os alunos estão desmotivados e os professores também. Faz-se necessária uma “desacomodação” dentro dos ambientes escolares. Os alunos querem temas atrativos, instigantes que os provoquem no sentido da busca, de pesquisa. Estamos em plena era do conhecimento, das tecnologias, da informação. Equipamentos estão sendo colocados à disposição dos alunos e dos professores.

Um caminho possível é o trabalho de Projetos Pedagógicos Interdisciplinares onde cabe ao professor conduzir os trabalhos, aprender junto. Este não detém o saber, apenas tem o papel de orientador. Sobre o tema:

“O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade.” (Alencar, 2007).

Durante décadas o conhecimento foi fragmentado em disciplinas ou áreas do conhecimento. Para trabalhar com projetos é preciso que haja uma mudança de comportamento, é necessário que se quebre os paradigmas. Voltamos a pensar em temas, assuntos relevantes, o mestre hoje é um provocador que leva uma equipe a um trabalho conjunto na busca do conhecimento.