Ana Luisa Gomes
É evidente a necessidade de mudanças dentro da sala de aula. Os alunos estão desmotivados e os professores também. Faz-se necessária uma “desacomodação” dentro dos ambientes escolares. Os alunos querem temas atrativos, instigantes que os provoquem no sentido da busca, de pesquisa. Estamos em plena era do conhecimento, das tecnologias, da informação. Equipamentos estão sendo colocados à disposição dos alunos e dos professores.
Um caminho possível é o trabalho de Projetos Pedagógicos Interdisciplinares onde cabe ao professor conduzir os trabalhos, aprender junto. Este não detém o saber, apenas tem o papel de orientador. Sobre o tema:
“O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade.” (Alencar, 2007).
Durante décadas o conhecimento foi fragmentado em disciplinas ou áreas do conhecimento. Para trabalhar com projetos é preciso que haja uma mudança de comportamento, é necessário que se quebre os paradigmas. Voltamos a pensar em temas, assuntos relevantes, o mestre hoje é um provocador que leva uma equipe a um trabalho conjunto na busca do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário