Ana Luisa Gomes
Hoje, a educação está passando por um grande processo de adaptação às novas tecnologias. Não podemos falar em construção do conhecimento sem falar nos recursos que nos proporciona a internet com as comunidades virtuais, especificamente os blogs, flogs e vlogs. O professor pode e deve abusar dessas tecnologias para tornar seu trabalho mais rico e para que o conhecimento circule entre todos os envolvidos de maneira colaborativa. A construção do conhecimento é comunitária onde todos ensinam e todos aprendem. Para Kenski (2003, p. 114)
Comunidades que conseguem dar vitalidade aos vínculos estabelecidos entre os participantes para que se mantenham “em aprendizagem” – suprindo de alguma forma as necessidades individuais e coletivas das pessoas envolvidas – têm mais do que um foco ou temática aglutinadora. A comunidade virtual ativa desperta o desejo e a necessidade de colaboração entre seus membros da medida em que eles se sentem acolhidos e reconhecidos pelas suas contribuições e participações.
A colaboração é fator marcante nessas comunidades, os grupos de estudo se entrelaçam através de links que facilitam o processo, agrupando temas comuns. Facilitar é a palavra-chave. Levar o aluno a novos mundos do conhecimento é uma tarefa fantástica e compensadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário